A fé na estrada

A cada viagem me impressiono mais e mais com o cuidado que o homem tem em preservar as belezas deste mundão dos deuses. Encantador ver tanta gente percorrendo trilhas e estradas para admirar vales, rios, cascatas, contemplar o que há de intocado entre terra e céu. Numa viagem até Santa Catarina encontramos um lugarzinho que traduz muito bem essa devoção.

Urubici é um município jovem, faz 60 este ano. Fica na serra de Santa Catarina e por causa dessa localização tem uma coleção de picos, morros, formações rochosas únicas, cachoeiras… os pontos que o turista é convidado a visitar. Tá ai o lead da redação: o quem, o quando, o onde e o como. Falta o por quê.

Fomos a Urubici (“pássaro brilhante” em idioma indígena, segundo a tradição local) porque queríamos viver o frio, quiçá ver neve. E a serra catarinense é o lugar mais frio do Brasil. E fomos, sim, atraídos pela promessa de aventuras bacanas, comida boa, e a lareira no quarto da pousada.

Na volta Serra do Corvo Branco, um dos cartões postais da região, decidimos parar na Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Fica numa quebrada da SC 370. Era fim de tarde e a temperatura caia junto com a luz do Sol.

A Gruta é um templo a céu aberto. A imagem da Santa esta lá acima, no alto da escadaria, cercada por paredões rochosos, pela Mata Atlântica e atrás de uma queda d’água.

Incrustadas no paredão, prateleiras abrigam a fé – lembranças de graças alcançadas.

A Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, edificação imensa em estilo gótico no centro da cidade, acabou saindo do nosso roteiro – com todo respeito ao padre milagreiro que a construiu.

DSCN3935

Todos os templos deveriam ser assim.

Anúncios

E tu, o que me dizes?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s